Volvo XC90 festeja 20 anos com 1,3 milhões de unidades vendidas

Está a festejar 20 anos o primeiro SUV criado de raiz pela Volvo: revelado em 2002, o XC90 assumiu-se de imediato como um verdadeiro êxito de vendas.

Votado SUV do Ano em 2003, são já mais de 1,3 milhões as unidades vendidas nas duas gerações que o modelo tem de vida.

Apresentado no salão automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, distinguiu-se pela condução idêntica à de um automóvel normal e pelos baixos consumos.

O XC90 apresentava também várias inovações mundiais ao nível da segurança automóvel, como o controlo de estabilidade e de capotamento.

Os sensores giroscópicos detectavam e combatiam esse risco, além de protegerem os ocupantes caso o acidente fosse inevitável.

A segunda geração, lançada em 2015, reforçou esse sucesso, ao apresentar uma estética escandinava única, e um conforto e desempenho de alto nível.

Desenvolvido com base na plataforma SPA (Scalable Product Architecture), o modelo estreou mais dois sistemas de segurança e apoio ao condutor.

O primeiro consiste no aperto mais forte dos cintos de segurança à frente em situações de ‘fora de estrada’.

O segundo, que consiste na travagem automática com capacidade de intersecção, trava o SUV automaticamente se detectar um carro em contramão.

O Volvo XC90 de segunda geração já ultrapassou as 600 mil unidades desde o seu lançamento.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque